terça-feira, 23 de maio de 2023

Visita de Estudo ao Templo Ecuménico e ao Parque Biológico da Serra da Lousã

 



No dia 10 de maio, as turmas do 11º ano, dos cursos Científicos-Humanísticos, realizaram uma visita de estudo, ao Templo Ecuménico Universalista e ao Parque Biológico da Serra de Lousã, situados em Miranda do Corvo. A referida visita inseria-se no âmbito dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), projeto de articulação curricular das disciplinas de Português e de Filosofia, turmas A e C, e no âmbito da Disciplina de Filosofia, turmas B e D.

Do programa faziam parte a visita-guiada ao Templo Ecuménico, de manhã, e ao Parque Biológico, de tarde. Chegados ao Templo, único na Europa, situado no cimo da serra e de onde se avistava a natureza verdejante, a perder de vista, alunos e professores acompanhantes depararam-se com uma enorme pirâmide em tons de barro. Neste espaço, repleto de simbolismo, observaram uma representação de diversas religiões distribuídas pelo planeta. À entrada, chamou-lhes de imediato a atenção um painel de cimento com marcas de mãos cravadas e as seguintes inscrições: «A paz é a nossa aspiração, o amor é a nossa revelação.» e «É no teu coração que descobres o caminho para a sabedoria e a compaixão.». O espaço exterior envolvente encontrava-se ornamentado com símbolos associados às crenças religiosas, e no edifício piramidal, ao centro, numa sala interior, destacavam-se duas rochas, uma polida e outra rugosa que se complementavam (a perfeição e a imperfeição). Vários placares foram distribuídos à volta do referido compartimento com imagens e informações, de forma a complementar e aprofundar os conhecimentos religiosos de cada um.

Deixado o Templo, o grupo dirigiu-se ao Parque Biológico, onde um saboroso picnic retemperou as energias a todos. Seguiu-se a visita, ao longo da qual, todos puderam contactar de perto com várias espécies de animais domésticos e selvagens (lobos, linces, ursos, javalis, aves de rapina, entre outros). Muitas destas espécies são irrecuperáveis, ou seja, não conseguirão sobreviver no seu habitat natural.

De salientar que este Parque integra um projeto inovador, não só a nível nacional, como também europeu, em que todas as receitas geradas com a sua atividade são reinvestidas numa missão social.

Terminada a visita, e, antes da viagem de regresso a Porto de Mós, ainda houve tempo para uma foto de grupo e para alguns se refrescarem com deliciosos gelados.

 

Nota de redação:

Um agradecimento se impõe, em nome dos alunos participantes, aos professores, que nos proporcionaram um dia diferente, e à Câmara Municipal de Porto de Mós, por nos ter disponibilizado um autocarro.

 

                                                      Marine Baumgartner, 11.º A - ESPM

Sem comentários:

Enviar um comentário