quarta-feira, 26 de abril de 2023

Escrita criativa da aula de Português



Cena Y (Ato II- Frei Luís de Sousa)

Frei Jorge: - Conte-me, minha cunhada, como foi esse encontro com o meu irmão…

(Na esquadra escura e barulhenta de Almada, paira o cheiro a café e “aftershave” barato. Uma pilha de papeis e casos por resolver, várias secretárias de metal e computadores com o Windows de 2008. A máquina de venda automática avariada, com 3 embalagens da Compal fora de validade. Uma porta que liga com a sala de almoço dos guardas.)

Madalena: (Em pé e impaciente. Mala da Guess no braço direito, botas da Louis Vuitton) - Mas já se viu isto? Incompetentes! O meu marido desaparecido e eu aqui num desespero! Estes governantes… Alguém que me atenda, por amor de Deus! Estou aqui há 1h30m! Isto é mais lento que a Justiça! Vocês sabem quem eu sou? Sabem quem é o meu marido?

Manuel: (Apercebe-se do barulho, levanta-se, olha para a sala de almoço, irritado) - O que é que é isto? Todos os guardas aí dentro, sem fazer o seu trabalho? Onde está a honra, o compromisso para com os portugueses, que eu, enquanto vosso comandante, vos ensinei? O nosso dever é servir a Pátria e, mais importante, a população de Almada! Eu próprio atendo esta senhora. Deviam ter vergonha!

Guarda: -Peço desculpa, meu comandante. Não se tornará a repetir.

Manuel: -Espero que não. (Dirige-se a Madalena, senta-se na secretária) - Então, pareceu-me, pelo que ouvi, que a senhora precisa de ajuda.

Madalena: -Primeiramente, exijo o livro de reclamações. Sabe quem eu sou? Madalena de Vilhena, os meus treta-treta avós eram nobres, da melhor raça existente. Nem a perna de presunto de porco preto alentejano é mais importante que eu! Mas, passando ao assunto, há 6 meses, o meu marido… (Interrompida por Manuel)

Manuel: -Alto e para o baile! Se a senhora é importante, eu também sou. Eu defendo Portugal arduamente, dou o meu corpo às balas, ao fogo, e, mais importante, a Almada!

Madalena: -Tem razão. Peço desculpa, mas fico de tal forma perturbada, que, desculpe a expressão, fico a tremer das canetas.

Manuel: -Não se preocupe! Qualquer um ficaria assim, mas continue, por favor! (Dedos no teclado a registar o relatório do caso).

Madalena: -Como estava a dizer, há 6 meses o meu marido, que está no exército português, integrou o contingente militar que tinha como missão apoiar as tropas e as vítimas da Ucrânia. Eu penso que ele esteja desaparecido, por me ter dado o “ghost” e não me responder às mensagens.

Manuel: -Mas, minha senhora, sabe que isso não é suficiente para depreender que ele esteja desaparecido. Não tem mais provas?

Madalena: -Ele prometeu que, mal chegasse à Ucrânia, me mandaria uma mensagem, ou, pelo menos, uma carta, caso não houvesse rede, mas isso nunca chegou a acontecer. Eu sei que os CTT são lentos, mas já se passaram 6 meses! Além disso, comprei Tinder premium, e olhe que isso não é nada barato! Estendi o raio até à Ucrânia, para ver se o desgraçado me estava a enganar com alguma ucraniana. Fui à bruxa, ao chat.pt, às trends militares do Tik Tok e nada, nem um sinal!

Manuel: -A senhora saiu-me cá uma detetive! Se não tiver qualquer historial com drogas, contrato-a já! Estas informações são deveras importantes e relevantes.

Madalena: -Ainda há outra coisa muito estranha. No outro dia, recebi um pedido de mensagem, no Insta, de um estranho. Ele mandou-me um link que ia ter às Arábias ou às Roménias. Quer ver? (Madalena dá o telemóvel).

Manuel: -Então e a senhora mandou a música “Quem és tu, miúda?” dos Azeitonas? É também a música que oiço sempre quando saio em missão.

Madalena: -Claro que mandei, é a minha música favorita. Depois ele respondeu-me “Ninguém”, e bloqueou-me!

Manuel: - (Olhou fixamente para a elegante mulher que parecia mais calma) – Temos muito trabalho pela frente. Manterei contacto consigo. Caso tenha alguma dúvida, tem aqui o meu cartão. Não hesite em contactar-me.

Madalena: (Hipnotizada pelo brilho do olhar do comandante) - Muito obrigada! É pena que os homens tão nobres e cavalheiros como o senhor tendam a desaparecer…

Sónia Paulo 11ºC Simão Azevedo 11ºC


Sem comentários:

Enviar um comentário